Traduzir:
English Portuguese Spanish

Conheça a primeira mulher a liderar a Embrapa Gado de Corte

Foto: Reprodução/Giro do Boi.

A pesquisadora Mariana Aragão Pereira fez história ao assumir, em janeiro de 2026, a chefia-geral da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Pela primeira vez em mais de 50 anos, a unidade, referência mundial na pesquisa de pecuária, será liderada por uma mulher.

Zootecnista com doutorado na Nova Zelândia e vasta experiência internacional, Mariana assume o posto com a visão clara de que o sucesso brasileiro no campo deve ser acompanhado de tecnologia e responsabilidade ambiental.

A nova gestão será pautada por quatro eixos fundamentais: sustentabilidade, inovação, capacitação e transformação digital. Um dos pilares centrais da nova chefia na Embrapa é a modernização tecnológica para suportar a coleta e análise de dados em tempo real. Mariana destaca que o uso de ferramentas modernas, como a inteligência artificial, é um caminho sem volta, mas que deve ser feito com estratégia.

“O uso de inteligência artificial não é para substituir o trabalho humano, mas para que possamos usá-la de forma ética e eficiente, otimizando processos e liberando o tempo do nosso time para a pesquisa criativa e para a solução dos problemas reais do produtor”, afirmou Mariana em entrevista ao Giro do Boi.

Confira:

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Como coordenadora nacional do programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), Mariana pretende elevar o padrão de sustentabilidade da carne brasileira, garantindo que o país não seja apenas um líder em volume, mas um exemplo em processos.

“O Brasil já é o maior produtor de carne bovina do mundo, mas o nosso grande desafio agora não é apenas chegar ao topo, é se manter nele com eficiência produtiva e sustentabilidade comprovada”, ressalta.

Para isso, ela aposta na capacitação técnica para levar o conhecimento da Embrapa além das cercas dos centros de pesquisa, focando no que chama de “arroz com feijão bem feito” — o manejo básico executado com excelência. Mariana assume o cargo em um momento de consolidação da presença feminina nas ciências agrárias. Com uma carreira construída na instituição desde 2001, ela vê sua nomeação como um reflexo de uma mudança geracional e de competência.

“É uma honra e uma responsabilidade imensa. Desde a minha graduação, em 1994, já víamos as mulheres sendo maioria nas salas de aula e com menores taxas de desistência. Estar aqui hoje, ao lado de outras líderes como a nossa presidente Silvia Massruhá, serve de espelho para que outras profissionais busquem posições de destaque por mérito e competência técnica”, declarou Mariana.

A nova chefia reforça a necessidade de ampliar a rede de parceiros, incluindo o SENAR, universidades e o setor privado. A meta é garantir que o pequeno e o médio produtor também tenham acesso às inovações de ponta para melhorar sua rentabilidade.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

O post Conheça a primeira mulher a liderar a Embrapa Gado de Corte apareceu primeiro em Canal Rural.

Compartilhe:

Pesquisar

Cotações​