Traduzir:
English Portuguese Spanish

Como dimensionar bebedouros para o gado? Especialista responde

Foto: Reprodução.

Na edição desta semana do quadro Dicas do Scoton, do Giro do Boi, o zootecnista Maurício Scoton, apresentou orientações práticas para pecuaristas que desejam dimensionar corretamente o bebedouro ou pilheta dos piquetes.

A escolha da estrutura adequada é fundamental para garantir acesso à água de qualidade, sem desperdício de recursos.

Segundo Scoton, o dimensionamento deve considerar quantos litros de água os animais consomem por dia e, principalmente, qual é a vazão de água disponível no local. “Um animal de 450 kg consome cerca de 50 litros de água por dia. Se você tem 100 Unidades Animais (UA), isso dá aproximadamente 5.000 litros por dia”, explicou o especialista.

Confira:

Consumo e vazão de água

Cerca de 80% da água é consumida entre 10h e 16h, quando as temperaturas estão mais altas. Ou seja, nesse período, o gado pode consumir 4.000 litros. É esse dado que determina o tamanho do bebedouro.

“Você precisa calcular quanto de água chega ao bebedouro durante essas 6 horas. Se a vazão for de 100 litros/hora, serão 600 litros no total. Então, você precisa de um bebedouro com capacidade para pelo menos 3.400 litros para cobrir a demanda restante”, detalhou Scoton.

Além da capacidade do reservatório, é preciso considerar o espaço linear disponível para os animais beberem sem disputar espaço. “Garanta pelo menos 4 centímetros lineares por Unidade Animal no bebedouro. Isso evita brigas e perda de desempenho”, recomenda Scoton.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Localização e economia

Outro ponto importante é a localização do bebedouro no piquete. Estudos mostram que os bovinos preferem não andar mais de 200 metros até a água, o que influencia diretamente na distribuição do pastejo e, por consequência, no aproveitamento da pastagem.

Dimensionar corretamente o bebedouro evita gastos desnecessários com estruturas superdimensionadas e garante o bem-estar e a performance dos animais no confinamento ou na pastagem. “Essas contas simples podem economizar milhares de reais e ainda garantir que seu gado esteja bem hidratado”, concluiu Scoton.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

O post Como dimensionar bebedouros para o gado? Especialista responde apareceu primeiro em Canal Rural.

Compartilhe:

Pesquisar

Cotações​